5 coisas que um ex-obeso descobre ao ficar magro

Fabiano Lacerda

5 coisas que um ex-obeso descobre ao ficar magro

Você certamente já deve ter ouvido alguém dizendo que “mais importante que o destino é a viagem” Acredito que essa frase se encaixa muito bem na minha história de vida. Afinal, eu eliminei mais de 100kg em apenas um ano, mas, embora isso pareça pouco tempo, garanto a você que experienciei e aprendi muito com cada um desses 365 dias.  

Perder uma quantidade tão grande de peso em apenas 12 meses foi, com certeza, um grande feito e a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo, mas, após refletir a respeito, percebi que, ainda mais importante foi o que aprendi durante o processo e o que venho aprendendo após essa caminhada. E que essa transformação foi fundamental para que eu descobrisse quem realmente queria ser.

Eu não tinha a consciência de que desejava ser saudável. Na verdade, vivia 100% distante desse objetivo, mas hoje percebo a enorme diferença em minha vida. Eu sequer imaginava, por exemplo, que me sentiria tão satisfeito ao passar pelas seguintes situações:

1 – Levar as roupas e os acessórios para ajustes

Parece algo tão corriqueiro que, durante o processo, às vezes nem notamos que precisaremos nos preocupar com isso. O que vou vestir quando emagrecer? Além de “dar um ponto” em minhas velhas roupas para que passassem a servir em meu novo corpo, andei por algum tempo com roupas largas e, também, transformei calças jeans em bermudas. Esse processo de adaptar ou comprar novas roupas é interessante e me ajudou muito na construção de um novo personagem. Foi a partir das novas roupas que passou a “nascer” um novo Fabiano. Além disso, foram 18 novos furos no cinto mais surrado que eu tinha no armário para que ele pudesse ser novamente usado. Os funcionários da sapataria não acreditavam em minha mudança. Sempre que eu visitava o local para pedir um novo ajuste, me olhavam com uma expressão de espanto e curiosidade. Por ser um “companheiro antigo”, o cinto também foi significativo para marcar a nova fase.


2 – Conseguir se locomover melhor

Por melhor que seja a estrutura de uma cidade, com itens de acessibilidade (o que, para ser sincero, não acontece no Brasil), quem é obeso sofre para se deslocar. Após ter emagrecido, pude desfrutar das caminhadas melhor do que antes. Ficou mais fácil de andar, de utilizar o transporte público, de sentar, de sair para me divertir ou viajar… Não precisei mais pedir adaptador de cinto de segurança, por exemplo. Pude deixar para trás atitudes constrangedoras que apenas as pessoas gordas conhecem. Isso sem falar nos meus sapatos. Aprendi que o melhor tênis não é, necessariamente, o mais caro da loja. É o que se encaixa melhor em seu tipo de pisada. Por sinal, meus sapatos antigos também acabaram ficando folgados!

 

3 – Ver “inimigos” se tornarem “aliados”

A reação dos que estão ao seu redor, e a influência positiva que você pode ter sobre eles, é outro ponto no qual vale a pena prestar atenção. No princípio, muitos dos meus colegas duvidavam que eu iria mesmo emagrecer. Por isso, estavam sempre me “tentando” com guloseimas ou com frases do tipo: “Comer isso só hoje não vai fazer mal!”. Mas, ao perceberem minha persistência e força de vontade, passaram a questionar o que eles mesmos comiam e (acredite!) a cobiçar a marmita saudável que eu levava para o almoço. Ou seja, além de perder muito peso, acabei ganhando o apoio daqueles que no início me desmotivavam, e sendo uma motivação para que eles mesmos adotaram alguns hábitos e uma alimentação mais saudável.


Fabiano Lacerda4 – Ouvir frases do tipo: “É você mesmo?”

Depois que eu havia emagrecido consideravelmente, passei a me acostumar a ser abordado por muitas pessoas me perguntando, com cara de espanto: “Fabiano, é você mesmo (???)” Não tem jeito, é algo inevitável pelo qual todo ex-obeso irá passar, mais cedo ou mais tarde. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com esse tipo de situação com naturalidade, e evitar reagir de forma constrangida ou se mostrar ofendido. Quando esse tipo de situação acontecia, eu sempre me concentrava em pensar que a surpresa deles era realmente autêntica, e que não me questionavam com má intenção, e sim porque realmente não conseguiam imaginar uma guinada tão grande e uma mudança de aparência física tão rápida! Faz parte, por isso não se abale.

5 – Perceber que a maior mudança é sempre em nosso interior

Como eu já disse, emagrecer é algo sensacional, mas ainda mais gratificante é saber que você pode se superar sempre e ser um ser humano cada vez melhor! Seja qual for a mudança que você quer promover na sua vida (emagrecer, mudar de emprego, aceitar um novo desafio), não tenha medo e siga em frente. Quando passamos a confiar em nós mesmos e nos auto-motivar, o céu passa a ser o limite!

Vem comigo!

ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas experiências de Fabiano Lacerda, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de profissionais. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

15 comentários

  1. Manuela em março 30, 2017 às 1:05 am

    Olá Fabiano, sua transformação é incrível😱
    Bem que vc poderia nos passar dicas… De alimentação, de exercícios e etc… Parabéns 👏🏼😊💪🏼

    • Fabiano Lacerda em abril 3, 2017 às 9:50 pm

      Olá Manuela, aqui no blog contarei sim as motivações que encontrei para chegar aos mais de 100kg perdidos e falarei sobre minhas alimentações e exercícios. Não passarei nenhuma orientação mais detalhada sobre dieta ou atividade física, pois acredito e defendo que o processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso nada substitui o diagnóstico de profissionais. Então, para sua segurança, consulte sempre os profissionais para obter orientações precisas.

  2. Patricia Sena em março 30, 2017 às 9:42 pm

    Parabéns. Muito edificante.

    • Fabiano Lacerda em abril 3, 2017 às 9:51 pm

      Muito Obrigado Patricia!

  3. Christhiane em abril 9, 2017 às 3:15 pm

    Parabéns!!
    Vc é um exemplo de forçar de vontade e coragem!!

    • Fabiano Lacerda em abril 10, 2017 às 9:17 pm

      Obrigado Chris!!!

  4. Luisa em junho 5, 2017 às 3:01 pm

    Interessante.

  5. Edson Muniz em setembro 29, 2017 às 11:21 pm

    Parabéns Fabiano, aqui em Manaus tem um programa chamado Manaus+saudável, eu estou participando e sua história me motivou muito, obrigado.

    • Fabiano Lacerda em outubro 1, 2017 às 8:50 pm

      Que fantástico saber disso Edson!
      Obrigado por compartilhar =)

  6. EDUARDO PITHON FARIA em maio 7, 2018 às 10:21 pm

    Tenho 170,05 kg, e não consigo emagrece, quem você me aconselha a procurar?

    • Fabiano Lacerda em junho 26, 2018 às 11:12 pm

      Oi oi Eduardo,
      Acredito que o primeiro passo seja você procurar profissionais que possam te orientar qual o melhor caminho para seu emagrecimento e assim ter uma vida saudável. O segundo passo sugiro que você comece a pensar quais são os verdadeiros valores para ter uma vida saudável e toda as vezes que pensar em desistir lembre o porque vale a pena continuar lutando.

  7. Cristiane em julho 3, 2018 às 1:51 am

    Motivador!!!

  8. fatimaquiteria0102 em novembro 24, 2018 às 3:51 pm

    Fabiano, você será meu insentivo para conseguir emagrecer, espero contar com você.
    Deus coloca as pessoas certas no momento certo em nossa vida.
    Que Deus o abençoe.

    • Fabiano Lacerda em novembro 30, 2018 às 1:10 pm

      Fátima, pode contar comigo sim, espero sempre ser fonte de sua inspiração!!!

Deixe um Comentário