O que leva alguém a desistir de emagrecer

Mulher-garrafa-de-agua

O que leva alguém a desistir de emagrecer

“Como você conseguiu?” Muitas pessoas questionam um fato que, para elas, parece impossível: emagrecer tantos quilos sem desistir no meio do percurso. Muita gente enfrenta dificuldades para se manter comprometida com o processo de perda de peso. Mas quais são as táticas para driblar os obstáculos e seguir em frente nessa longa jornada? É sobre isso que falarei neste post.
Eu tive contato com descrentes que duvidaram de meus métodos. Eles me diziam que eu havia tomado remédios ou feito alguma loucura, e que emagrecer apenas com dieta e exercícios era improvável.

Em primeiro lugar, há quem acredite que existe uma fórmula mágica para o emagrecimento. Isso não é verdade. O sucesso dessa decisão depende de um conjunto de fatores. Além disso, cada organismo é diferente e não existe um plano que se adeque a todas as pessoas ao mesmo tempo.

Autoconhecimento é uma palavra-chave. É preciso ter noção de seus próprios limites e, principalmente, de quão longe você pode chegar. Na maior parte das vezes, são nossos próprios pensamentos que nos sabotam e não nos deixam alcançar nossos objetivos.

No que diz respeito à perda de peso, é necessário valorizar a constância acima de tudo. Ou seja, nunca abra uma exceção. Faltar uma vez à academia, por exemplo, significa abrir um precedente perigosíssimo. Aceitar aquele doce “só hoje” é uma armadilha de seu cérebro contra você mesmo.

Portanto, independentemente da quantidade de peso que você quer perder, o importante é levar sua decisão a sério. Não desista e não ceda a deslizes. Eles podem levá-lo a uma queda da qual você pode não se recuperar.

Além do autoconhecimento e da perseverança, pequenas motivações ao longo do tempo também lhe ajudarão. Falarei mais sobre esses fatores nos próximos textos. Acredite em você e continue, mesmo que seja devagar. Mas continue sempre. Eu lhe pergunto: é melhor um prazer temporário ou uma conquista permanente?

Fique à vontade em responder nos comentários ou nas minhas redes sociais.

ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas minhas experiências, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de profissionais. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

9 comentários

  1. Grase em abril 3, 2017 às 10:41 pm

    Eu sou muito ansiosa ,sempre chego no peso que quero mais é muito difícil manter o mesmo peso,afff é difícil dmais

    • Fabiano Lacerda em abril 5, 2017 às 1:31 pm

      Grase,
      Realmente não é fácil manter o peso, eu bem sei disso.
      Observe: ninguém decide ser endividado, preguiçoso ou até mesmo gordo, não é? Tudo isso é resultado dos medos temos. Alimentar o medo e consequentemente deixar de decidir algo é uma das piores coisas que você pode fazer. Vá por mim, se você quer resultados de verdade, uma das estratégias mais importante é: jamais engane a si mesmo. Se não seguir essa estrategia, qualquer ação que você tomar não valerá nada. A persistência precisa ser construída diariamente, com bons e novos hábitos. Não fique indecisa, aja, nunca minta pra você mesmo e sempre faça as seguintes perguntas a si mesma: Minha lista de virtudes está maior e mais constante que minha lista de vícios? O que eu estou fazendo para vencer os meus medos?
      A força de vontade não nasce dentro de nós, precisamos conquista-la diariamente, é apenas uma questa de escolha.
      Escolha ser feliz!

    • Renata em outubro 25, 2022 às 9:21 pm

      Desisti pq mesmo fazendo dieta e caminhadas de 5km todos os dias, não vi resultado, é desanimador vc ficar 3 meses tentando, se controlando e cumprindo exercícios e não ver nenhum resultado sequer. Ver uma pequena mudança q seja dá ânimo pra continuar, não ver nada desanim eu penso pra que perder tempo com algo que não traz resultados.

  2. Roni em abril 5, 2017 às 11:17 pm

    Parabéns pelo sucesso na busca pelos seus objetivos. Estou iniciando minha jornada para uma vida mais saudavel também. Gostaria de saber como foi o ínicio, o que você fazia para evitar as tentações, e aqueles compromissos ou saidas com amigos para restaurantes e lanchonetes? tenho muita dificuldade em manter a constancia nos treinos e na dieta. Como você fazia para não cair nessas armadilhas do dia a dia.

    • Fabiano Lacerda em abril 5, 2017 às 11:50 pm

      Olá Roni, que bacana que você iniciou uma nova jornada, sempre que precisar pode contar comigo, ou por aqui ou através do meu e-mail contato@fabianolacerda.com
      Sobre seus questionamentos, irei responder muitos deles nas próximas postagens que farei aqui no meu blog e outros questionamento responderei através do livro que lanço ainda este ano.
      Porém desde já posso te contar que uma das estrategias que usei para não cair nas armadilhas do dia-a-dia, foi não abrir exceções, os tais “só hoje pode”, até atingir meus objetivos. Ser rígido nisso é fundamental para ter um bom sucesso.
      Veja como tudo começou em http://fabianolacerda.com/fabiano-lacerda/

  3. Mariana Sarmento em abril 18, 2017 às 1:29 am

    Fabi, fico feliz pela sua conquista, te conheci grandão RS
    Preciso e tenho que emagrecer, mais sou ansiosa demais e acabo comendo além do necessário, outro motivo no qual não consigo permanecer nas dietas é não saber fazer comidas gostosas porém saudáveis.

    • Fabiano Lacerda em abril 18, 2017 às 8:23 pm

      Mari, bom te ver por aqui… Então, apesar de acreditar que você já saiba, nossa mente é o nosso pior inimigo e isso é muito sério!
      Observe o porque acabamos comendo muito, o centro neurológico do nosso celebro que controla a fome é o mesmo que controla a ansiedade. Como normalmente a nossa “cabeça” foge do momento presente, ou seja, deixamos de pensar no momento que estamos vivendo e sempre estamos pensando no futuro, com isso ficaremos ansiosos e assim despertando a vontade de comer.
      Então, se você tirar a cabeça da sua tarefa atual e começar a pensar no que vai fazer no futuro, com certeza vai ficar ansiosa e vai querer comer mais. Sei que sempre precisamos pensar no futuro, nos planejar… e que não é fácil simplesmente não ficar ansiosa.Sugiro que você comece exercitar este auto-controle e que sempre lembre e tenha consciência que sentimentos e emoções, se relaciona diretamente com a vontade de comer. Te pergunto, o que vale mais, um período de dor, ou uma vida inteira de frustração?

  4. leonardo siste em julho 27, 2017 às 11:24 pm

    me alimento super bem,faço exercício todos os dias mas só consigo manter o peso…preciso perder 11 quilos mas não consigo perder mais peso ainda de jeito nenhum o que eu faço ?

    • Fabiano Lacerda em setembro 1, 2017 às 4:47 am

      Oi oi Leo, acredito que você deva passar por uma avaliação mais apurada de um profissional, tanto da área de saúde, quanto de nutrição. Entretanto acredito que você deve fazer diferente do que você já tem feito, se não tá dando certo muda. O que te fez perder estes 11 kg não será o que te levará a frente, é necessário você mudar de nível.

Deixe um Comentário