Será que a obesidade está só na cabeça das mulheres?

Mulheres-na-esteira

Será que a obesidade está só na cabeça das mulheres?

Hoje meu “olá” vai especialmente para as mulheres que seguem o blog, já que nesse fim de semana é comemorado o Dia das Mães. Meus parabéns a todas vocês – as que já são mães, as que estão gestantes, as que sonham ser mães, e mesmo as que não pretendem ter filhos. Vocês, mulheres, são demais e merecem toda a nossa admiração!

Gostaria de propor nesse post uma breve reflexão às minhas leitoras do público feminino: Você está satisfeita com seu peso? Bom, todo mundo sabe que essa resposta muitas vezes costuma ser “não”…

Observo que a maioria das mulheres nunca está 100% feliz com o próprio corpo. Mas por que será que isso acontece? Abordarei algumas das causas aqui, mas já adianto que acredito que é possível, sim, resgatar a autoconfiança e a autoestima.

Medindo-barrigaA realidade

O sobrepeso atinge um número cada vez maior de mulheres no Brasil e no mundo e causa um impacto muito negativo sobre a qualidade de vida, a saúde e a sexualidade.

Segundo a matéria publicada no site da ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica em dez anos, a obesidade entre brasileiras de 20 anos ou mais passou de 14% em 2003, segundo o IBGE, para 25,2% em 2013. Uma em cada quatro mulheres de 18 anos ou mais de idade (24,4%) era obesa em 2013, enquanto, entre os homens, o percentual era de 16,8%. A obesidade chegou a 32,2% nas mulheres com idade de 55 a 64 anos, contra 23% nos homens.

Mais da metade da população apresentou excesso de peso (56,9 %), ou seja, cerca de 82 milhões de pessoas apresentaram o IMC igual ou maior do que 25, estando aí incluídos os obesos. A prevalência maior de excesso de peso acontece no sexo feminino (58,2 %) –no sexo masculino, a porcentagem é de 55,6%. Ou seja, os dados indicam que a obesidade não é uma simples “criação” das mentes femininas. Ao contrário do que se acredita, ela não está só na imaginação. A obesidade é um problema de saúde pública, e vem afetando um número cada vez maior de mulheres no mundo todo.

mulhersA ficção

Ao mesmo tempo, muita gente não se preocupa com essa questão porque existe uma crença popular de que “mulher deve ter onde pegar” e que “mulher que parece tábua não tem graça”. Tem até uma música do Roberto Carlos sobre isso, chamada “Coisa Bonita (Gordinha)”…

Por outro lado, a mídia está, constantemente, vendendo a ideia de que ser magra é ser bonita e saudável, e não mede esforços para isso. Eis que os extremos aparecem e são tratados por muitos com naturalidade. É o caso de modelos anoréxicas, que na verdade são doentes e não devem servir como exemplos a seguir.

Quando a brasileira comum se olha no espelho, não se reconhece como aquela celebridade ou “top model” que aparece na revista. Surge, então, a tristeza e a repulsa ao próprio corpo.

Obviamente, questões como saúde e autoestima devem ter lugar cativo na cabeça das mulheres. O problema é que a maioria quer emagrecer para agradar as outras pessoas, para atrair um parceiro ou para causar inveja nas “concorrentes”.[/vc_column_text][vc_column_text]Mulher-na-esteiraA gordura está ou não está na cabeça?

Quando uma mulher diz a alguém que está gorda, automaticamente recebe esta resposta, na maioria das vezes: “Imagine, essa gordura está na sua cabeça!”

Mas será que isso é mesmo verdade? Depende.

A primeira dica para saber se sua cabeça está tentando “enganar” você, é buscar ajuda profissional. Um especialista poderá lhe dizer se você está no peso ideal, tem sobrepeso ou é obesa. Assim, será a mais certeira a estratégia de alcançar sua forma física correta.

Mas, mulherada, acima de tudo, lembrem-se: Se acharem que é necessário, emagreçam, mas com saúde! Busquem ser magras, mas busquem, antes de tudo, ser saudáveis.  

Coloquem a si mesmas no lugar que vocês merecem, como mulheres: na primeira posição! Não se deixam levar por pressões externas ou por “paranóias” e metas impossíveis de emagrecimento.

Valorizem-se, vocês são e sempre serão lindas! E nós, homens, adoramos isso.  Feliz Dia das Mães!

ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas minhas experiências, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de especialistas. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

4 comentários

  1. Mercia vitorio em maio 12, 2017 às 6:57 pm

    Um ensentivo para mim, muito bom 😊

  2. Adriana Rodrigues de Oliveira em maio 12, 2017 às 11:00 pm

    Muito incentivador! Obrigada!

  3. Obesidade em setembro 18, 2018 às 6:13 pm

    Justo o que eu procurava, obrigada

Deixe um Comentário